Público infanto-juvenil (dos 3 aos 12 anos)
ORIENTAÇÃO: José Pedro Ramos
Pretende ser uma intervenção provocatória junto da atitude passiva de quem ouve histórias, procurando uma criação argumentativa e consequente dramatização, pois as linguagens do teatro (figurinos, caracterização, etc.) serão apresentadas de forma simplificada e aproximada aos contextos de “representação” natural e espontânea da criança. “É através da ação que se organiza o cognitivo” (Piaget). Será através da materialização da história inventada pelas crianças, dramatizando-a, dando corpo à imaginação, que elas próprias se auto-desenvolverão, pois o nível de exigência da entrega individual é bastante elevado, assim como da tomada de consciência do trabalho desenvolvido individualmente e em grupo.

Objetivos
- Dar a conhecer uma forma ativa de ouvir histórias e desenvolver a imaginação/capacidade de conceção;
- Estimular o gosto / hábitos de leitura;
- Explorar e materializar ideias, novos conceitos e a sensibilidade criativa de cada um;
- Aplicar várias técnicas de Expressão Dramática e Corporal;
- Desenvolver um trabalho em equipa, facilitando a exposição individual e o relacionamento coletivo.
Atividades
- Realização de jogos/exercícios dramáticos – auscultação e diagnóstico do grupo;
- Conclusão de uma história inacabada e criação da respectiva narrativa final;
- Definição de personagens e respetivo enredo;
- Criação do guarda-roupa, adereços e/ou cenários com materiais convencionais e recicláveis (consoante a oficina em causa);
- Dramatização da história completada pelo grupo;
- Análise crítica e avaliação do trabalho realizado.
